Terapia Ocupacional

Nós, adultos, nem nos lembramos de como aprendemos a nos vestir ou a nos concentrar. Mas para as crianças atípicas, a jornada para conquistar essas habilidades, seja ao manusear um brinquedo, vestir uma roupa, escovar os dentes ou até manter o foco na sala de aula, é repleta de obstáculos sensoriais e motores que exigem um olhar especializado para cada criança. É aí que entra o olhar cuidadoso da Terapia Ocupacional (TO).

O que é Terapia Ocupacional?

A Terapia Ocupacional ajuda crianças e adolescentes a desenvolverem autonomia, independência e participação em suas ocupações, aquilo que elas precisam, querem ou que se espera que façam, dentro das atividades de vida diária (AVD), atividades instrumentais de vida diária (AIVD), descanso e sono, brincar, lazer, atividades escolares/acadêmicas e participação social.

O terapeuta ocupacional utiliza atividades, brincadeiras e adaptações no ambiente para apoiar o desenvolvimento motor, sensorial, cognitivo, emocional e social, sempre respeitando suas necessidades e valorizando o que faz sentido para ela.

Como a Terapia Ocupacional funciona na prática?

O terapeuta ocupacional avalia e intervém nas habilidades da criança ou adolescente e também nos ambientes que ela frequenta, como casa, escola, ambientes de lazer e demais espaços de convivência em comunidade. A partir disso, cria estratégias e adaptações que tornam esses ambientes mais seguros, funcionais e favoráveis ao seu desenvolvimento, promovendo a inclusão e a participação efetiva em ocupações significativas.

Entre os principais domínios da terapia ocupacional estão:

Treino de Atividades de Vida Diária (AVDs)
Aqui trabalhamos habilidades essenciais para o dia a dia, como se vestir, comer, escovar os dentes, desfraldar, organizar objetos. O objetivo é promover independência, confiança e participação ativa da criança e do adolescente nas suas rotinas.

Estruturação de Rotinas
Por meio de recursos visuais e estratégias práticas, ajudamos a organizar o dia da criança ou do adolescente, equilibrando tarefas básicas, atividades escolares, momentos de brincar, lazer, descanso e sono. Isso traz mais segurança, previsibilidade na sua rotina e bem-estar.

Integração Sensorial
Somos os profissionais especializados em apoiar crianças e adolescentes com dificuldades de integração sensorial.

A integração sensorial é a capacidade que o cérebro tem de perceber e organizar informações recebidas pelos sentidos: a visão, audição, tato, paladar, olfato, além dos sistemas proprioceptivo (consciência corporal) e vestibular (equilíbrio e movimento).

Quando esse processamento não acontece de forma adequada, a criança ou adolescente pode apresentar dificuldade de participação social, comportamentos desafiadores, ansiedade, baixa autoestima, insegurança nos movimentos, resistência a determinadas determinadas texturas, dificuldade de atenção e resistência a algumas atividades simples do cotidiano.

Na Terapia Ocupacional, trabalhamos para integrar os estímulos sensoriais, ajudando a criança ou adolescente a responder melhor às demandas do dia a dia, desenvolver habilidades motoras, sensoriais, cognitivas e emocionais e participar de forma mais plena das atividades da sua vida. Dessa forma, favorecendo o desempenho nas ocupações.

Responsável Técnico

José Nogueira

José Nogueira

  • Especialista em Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares;
  • Especialista em Saúde da Criança e do Adolescente Cronicamente Adoecidos – Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/FIOCRUZ);
  • Formação em Integração Sensorial – ISD;
  • Certificação em Integração Sensorial de Ayres em andamento – CLASI.
Tire suas dúvidas sobre os tratamentos oferecidos

Preencha o formulário para ser direcionado a um de nossos consultores.

Tratamentos e Equipe Técnica