Você já percebeu como as crianças usam o corpo para expressar o que sentem? A psicomotricidade é justamente sobre isso: uma abordagem que une movimento, emoção e aprendizado.
Muitas pessoas confundem o trabalho de cada especialidade por usarem o movimento/corpo como base do tratamento. Mas, enquanto a Terapia Ocupacional foca mais nas atividades do dia a dia (como segurar o lápis ou abotoar a roupa), e a Fisioterapia trabalha a parte física (força e coordenação), a Psicomotricidade faz uma ponte entre o corpo e as emoções. É através de brincadeiras e atividades lúdicas que a criança vai ganhar mais segurança para explorar ambiente, aprender a regular suas emoções, melhorar a atenção e o foco e até desenvolver uma relação mais tranquila com o próprio corpo.
Para crianças neurodivergentes, essa conexão é especialmente importante. Muitas vezes, o corpo “fala” antes das palavras e aqui, nós damos espaço para essa linguagem florescer.
Trabalharemos com a Motricidade Global que são os movimentos do corpo todo, como: correr, pular, subir escadas ou chutar uma bola. É a base que dá força, equilíbrio e segurança para a criança.
Também atuamos na Motricidade Fina que já consiste em movimentos de maior precisão com as mãos e dedos, como: segurar um lápis, abotoar roupas, recortar ou amarrar cadarços.
Na prática, são atividades essenciais para a autonomia no dia a dia dessa criança. Tudo isso para que seu filho se sinta mais confiante e feliz no mundo que o cerca.